Atividade física é a chave para envelhecer com saúde

Data de Postagem: 01/09/2014

Idosos que praticam exercícios possuem mais qualidade de vida

O Brasil se tornará um país de idosos em 2030. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o grupo de pessoas de 60 anos ou mais será maior que o de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.   A cada ano a população brasileira vive mais e, portanto, é fundamental que o envelhecimento esteja acompanhado de qualidade de vida. Isso significa fazer checkups de saúde periódicos, alimentar-se de forma balanceada e praticar atividade física com regularidade. “Além da sociabilização e melhora das condições físicas e imunológicas, a atividade física pode trazer diversos benefícios à terceira idade. A independência e a autonomia estão entre os principais, com melhora sobre atividades diárias e disposição para realizá-las”, afirma o doutor João Maurício Simões de Souza, um dos médicos que atendem na Associação.   Diversas atividades físicas são indicadas para a terceira idade, como hidroginástica, natação, caminhada, vôlei adaptado, alongamento, musculação, exercícios aeróbicos e dança de salão – todas elas podem ser realizadas na Associação.   Entretanto, é importante que o treinamento seja adequado à idade e às condições físicas, que tenha a liberação médica após avaliação e exames específicos e que inclua o acompanhamento de um profissional de educação física.   “Na Academia do clube temos muitos alunos com mais de 60 anos. Com o passar do tempo, perde-se massa muscular e a musculação é fundamental nesta faixa etária. Ela melhora a força, a flexibilidade e o equilí-brio. Após uma análise, traçamos um plano individual de treinamento e acompanhamos a realização dos exercícios”, explica o professor Edilson dos Santos Flor.   Aluna mais velha da Academia   Ela frequenta a Academia da Associação todos os dias. Com muita disposição, faz 20 minutos de esteira, 20 minutos de bicicleta e de seis a oito exercícios de musculação. Nada fora do comum, a não ser por um pequeno detalhe: a aluna em questão possui 92 anos.    A sócia fundadora Inês dos Santos Vergueiro é um exemplo de que a atividade física é capaz de retardar o processo de envelhecimento. “Já fiz hidroginástica, dança de salão e frequento a Academia do clube regularmente há 50 anos”, conta.   No ano passado, desenvolveu uma arritmia cardíaca que a levou a ser internada duas vezes em UTI. Emagreceu dez quilos e, por perder muita massa muscular, precisou de cadeira de rodas por muitos meses.   Após melhorar com fisioterapia, foi voltando gradativamente à atividade física sob supervisão da filha Maria Cecília dos Santos Vergueiro, personal trainer. “Ela recebeu muito incentivo de todos os professores da academia. Aqui o ambiente é diferente de outras academias, os idosos se sentem acolhidos. Ser tão bem recebida no clube pelas manhãs faz com que o restante do dia dela seja muito bom”, diz Cecília.   Por meio dos exercícios, Inês recuperou o equilíbrio e, dos dez medicamentos que tomava, restaram apenas dois. “Se não faço exercícios eu fico desanimada. A atividade física mudou a minha vida para melhor, hoje sinto mais alegria de viver”, conta.