Palestra orienta grupos sobre o combate ao mosquito da dengue

Data de Postagem: 05/05/2019

Desde o início do ano, os cinco núcleos de convivência da Terceira Idade assistiram a palestras sobre o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O educador em saúde pública Marco Aurélio Garcia, da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilância da Secretaria de Saúde de São Bernardo, explicou aos grupos como eliminar criadouros do inseto.

“O componente educativo das palestras, visando conscientizar e informar, é fundamental no controle ao Aedes aegypti. A educação em saúde apresenta-se como uma estratégia para que o exercício da cidadania seja pauta das ações educativas para mobilização social. O público das palestras no clube é muito importante, pois forma agentes multiplicadores, atuando e incentivando uma população transformadora no cuidado com o ambiente e no combate aos criadouros diariamente, e não apenas em épocas endêmicas para arboviroses”, ressaltou.

A programação também incluiu outros temas. A fisioterapeuta Nívia Tot Vinhola esteve no clube para falar sobre a importância do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. Janete Paulina Lopes, da empresa Di Larouffe, palestrou sobre beleza e saúde. Marilda Matheus completou a programação com uma palestra sobre organização.