Terceira Idade lança o livro ‘Na casa da Vó’

Data de Postagem: 01/09/2016

Depois de ‘Muitas Vidas: Contos e Histórias’, lançado em 2012, o grupo de 18 integrantes da Terceira Idade lançou o seu segundo livro no dia 26 de julho, em uma noite de autógrafos no Salão Social. A obra ‘Na casa da Vó’ reúne contos que narram histórias sobre memórias ligadas à figura terna dos avós.

Até ser lançado – no Dia dos Avós – o projeto levou dois anos para ser realizado. “Da ideia original até o livro ficar pronto, foram muitas reuniões para montar o livro num processo coletivo”, explica Irani Rodrigues Lourenço Cruz, coordenadora dos núcleos de convivência. Dos 18 autores, dez haviam participado do projeto de ‘Muitas Vidas’ e oito estão estreando como escritores.

“É a primeira vez que colaboro com um livro, foi uma experiência fantástica. Revisitar as memórias com as minhas avós em algum lugar da infância foi muito bom, me emocionei bastante. É gratificante folhear o livro impresso”, contou Joaquim Pimenta Galo Abreu, 70 anos, o único homem do grupo.

Maria Azevedo Pasquarelli, também conhecida como Xuxa Alves, havia participado do projeto anterior e também tem um livro de receitas. O maior desafio foi superar a perda de Maria Elena Cabrini Libório, grande incentivadora de ‘Muitas Vidas’, falecida em fevereiro de 2014, no início do processo da nova obra.

“Foi muito difícil, mas tínhamos de seguir com o projeto dela. Participar do livro ‘Na casa da Vó’ foi uma experiência importante, porque é maravilhoso deixar para meus netos, bisnetos e futuros descendentes as memórias que eu tenho com a minha vó”, afirmou Xuxa, 75 anos.

Orgulho

Durante o processo de ‘Na casa da Vó’, Rosa Pereira Cardoso, 68 anos, se encorajou para publicar outros três livros: ‘Sardinha I e II’ e ‘Na Fazenda do Capim’, todos infanto-juvenis. “Sempre gostei de ler e desde menina escrevo minhas histórias. Tenho vários cadernos escritos, ainda quero publicar mais coisas”, disse.

A neta, Caroline Ianni Oliviera, 23 anos, prestigiou o lançamento. “Acompanhamos com orgulho cada nova aventura dela. Neste livro, estão as histórias da minha bisavó que eu ouço desde novinha”, contou.

Stelamare Filianoti também estava emocionada com a conquista da mãe, Januária Buoso Filianoti, 85 anos. “Ela sempre gostou de escrever e, quando surgiu a oportunidade, incentivei que ela participasse. Estou explodindo de orgulho”, afirmou. “Fico muito feliz de ver o livro pronto. Dedico ao meu único neto, Matheus, de seis anos”, completou Januária.

“Quero parabenizar a todos os escritores, pois acredito que cada um vive um momento de felicidade em suas linhas escritas. Não poderia também esquecer o apoio do presidente Marcos Galante Vial pelo apoio sempre dado à Terceira Idade, especialmente a este projeto”, ressaltou Célia Regina Saurin, assessora da Terceira Idade.

O livro ‘Na casa da Vó’ foi lançado pela editora Lamparina Luminosa e tem prefácio assinado pelo jornalista Ademir Medici. A noite de autógrafos contou com a presença do prefeito de São Bernardo Luiz Marinho e o secretário de cultura Osvaldo de Oliveira Neto.

Veja as fotos do lançamento: