Pratique Exercícios e envelheça com saúde

Data de Postagem: 01/02/2016

Saúde e qualidade de vida caminham juntos quando o assunto é a prática de exercícios físicos na terceira idade. Além de evitar doenças comuns nesta fase da vida, estar em movimento diminui as chances de quedas, a falta de equilíbrio e a fraqueza nas pernas, ao mesmo tempo em que aumenta a consciência corporal. Os benefícios não se restringem ao corpo: há a melhora da autoestima e da autonomia, o que garante uma vida mais feliz e produtiva.

"A atividade física é fundamental não só na terceira idade, mas em todas as fases da vida por equalizar metabolismo, ganhos e gastos de energia, e por transformar a alimentação em musculatura e condicionamento", explica o clínico-geral João Maurício Simões de Souza, um dos médicos do Departamento de Esportes da Associação.

Nesta fase, os exercícios têm como objetivo melhorar o equilíbrio do corpo, a flexibilidade, o condicionamento físico e o fortalecimento dos grandes complexos musculares, retardando assim o processo de envelhecimento, cujo primeiro sinal é a perda de massa muscular.

Antes de começar qualquer atividade, procure a avaliação de um médico. "O treinamento deve ser elaborado e acompanhado por um profissional de educação física, de acordo com as orientações médicas", afirma o professor da academia Wilson Duraes dos Santos.

Qualidade de vida

Há oito anos, a aposentada Lilian Tomaz passou por uma cirurgia na coluna, quando teve de colocar oito pinos nas regiões lombar e cervical. Ela perdeu a flexibilidade e sofria com dores crônicas. Tentou diversos tratamentos, quando, há quase quatro anos, passou a frequentar a academia.

"Faço alongamento, musculação e caminho na esteira três vezes na semana. Minhas dores diminuíram muito, minha flexibilidade está bem melhor e não tenho mais dificuldade para andar. Minha vida mudou", comemora ela, que hoje tem 72 anos.

Observação: veja os horários por faixa etária aqui . Para inscrições e informações, procure o Departamento de Esportes.