Jornalista ajuda a construir memória dos grupos

Data de Postagem: 01/05/2015

O jornalista do Diário do Grande ABC tem conversado com representantes dos núcleos de convivência da Terceira Idade para ajudá-los na organização da história dos grupos. O primeiro encontro com a comissão aconteceu em março, e as reuniões serão realizadas mensalmente durante todo o ano.

"Quem somos, de onde viemos, por que aqui? O grupo tem boas respostas. Eles ajudam no projeto maior de discutir história e memória a partir da oralidade defendida pelo historiador inglês Paul Thompson. Certamente tenho muito mais

a aprender com eles do que ao contrário", explica Ademir, que assina a coluna diária "Memória" no jornal há quase 28 anos. Com 33 livros publicados, o jornalista é referência no resgate da história do Grande ABC.

A partir do auxílio de Ademir, o grupo está reunindo material para ser publicado em um blog. "Com uma organização melhor da nossa história, outras pessoas podem ter acesso a ela. Quando olhamos o passado, podemos refletir sobre o presente e melhorar o futuro", afirma Irani Lourenço Cruz Rodrigues, coordenadora dos núcleos da Terceira Idade.

Velho conhecido

Associado desde a década de 70, Ademir Medici já editou o jornal interno do clube "O Dragão" e é autor do livro em homenagem aos 50 anos da Associação, lançado em 2007. Em sua coluna no Diário do Grande ABC, o jornalista sempre que pode publica algo relacionado à história do clube, além de depoimentos e lista de aniversários dos membros da Terceira Idade. A coluna ?Memória? é publicada diariamente no caderno "Setecidades". Acompanhe!