Grupos aderem à campanha que transforma lacres de alumínio em cadeira de roda

Data de Postagem: 09/06/2019

Os núcleos de convivência da Terceira Idade começaram a arrecadação de lacres de latas de alumínio para a campanha #NãoÉMito, da ONG Entre Rodas. A mobilização foi articulada pelo grupo literário, que lançará a ideia nas salas neste mês. Com o dinheiro arrecadado na venda dos lacres para reciclagem do alumínio, o Instituto Entre Rodas compra cadeiras de rodas com mais mobilidade, adaptadas no tamanho da criança.

“Uma cadeira de rodas custa hoje 5.400 mil reais, o equivalente a 3 milhões de lacres. Temos a sorte de ser parceira do fabricante Alphamix que, por acreditar tanto no nosso projeto, paga 50% da cadeira, tornando cada conquista ainda mais rápida e assertiva“, ressaltou Eliane Lemos, diretora executiva da ONG.

Na loja, a mesma cadeira custa de 8 a 10 mil reais. Segundo o IBGE, mais de 120 mil crianças no Brasil precisam de uma cadeira de rodas para locomoção. A fila de espera no SUS varia de dois a cinco anos, de acordo com Instituto Mara Gabrilli.

“Nós coletamos os lacres e deixamos com uma cooperativa que, por sua vez, vende para uma empresa que reaproveita o alumínio. Eles pesam todo o produto e transferem o dinheiro para comprarmos as cadeiras”, explicou.

O Instituto atende crianças de 5 a 14 anos com deficiência física, que fazem parte de um cadastro nacional. Elas precisam estar regularmente matriculadas na escola. Mais leve e com melhor mobilidade em relação a modelos com rodas de ferro, a cadeira de alumínio é feita sob medida, no tamanho da criança, proporcionando mais equilíbrio de tronco. Até a cor é personalizada.

Com ela, os pequenos conseguem dançar, correr ou participar da aula de educação física. Têm mais qualidade de vida, com mais mobilidade e liberdade para descobrir tudo que seu corpo pode realizar.