Grupo da Terceira Idade lança seu 3º livro

Data de Postagem: 16/10/2018

O grupo literário lança o livro ‘Encantadores do Tempo: Contos, Crônicas e Poesias’ neste mês, no dia 9, a partir das 19h, no Salão Social. Assinada por 16 escritores, dois in memoriam, a obra reúne histórias destas 15 mulheres e um homem que desafiam o lugar comum do envelhecimento e criam um encantamento que supera os limites do tempo. O primeiro título, ‘Muitas Vidas: Contos e Histórias’, foi lançado em 2012, e ‘Na casa da Vó’ é de 2016.

“O livro foi construído em um processo coletivo, com reuniões mensais ou quinzenais. Em ‘Encantadores do Tempo’, reunimos histórias de diferentes temáticas, em formato de conto, crônica ou poesia. Logo que lançamos ‘Na casa da Vó’, já tínhamos a vontade de engatar um terceiro projeto. Estabelecemos a meta, no início do ano, de lançá-lo perto do Dia do Idoso. Foram apenas dez meses em um trabalho que fluiu muito bem, com todo mundo se ajudando. A orientação literária (e posterior revisão) da Mercedes Bragança foi fundamental no processo também, sem esquecer da assessora Célia Saurin e da ex-coordenadora dos núcleos Irani Lourenço, ativa até o início do projeto”, explica Nadija Maria Tot, organizadora dos textos e uma das escritoras.

Falecida em 2014, a precursora do projeto Maria Elena Cabrini Libório dá nome ao grupo literário e assina um dos textos publicados in memoriam na obra. Inês dos Santos Vergueiro, falecida no ano passado, é outra escritora eternizada no livro.

A coordenação editorial foi de Cida Vergueiro, filha de Inês, que ajudou o grupo a definir o formato conceitual do livro e coordenou o projeto gráfico, diagramação, preparação e acompanhamento para impressão, além de ser responsável pelos textos de capa, orelha e apresentação.

“Foi uma experiência enriquecedora porque o grupo é integrado, facilitador e incentivador, o que dá total liberdade para a gente criar e trabalhar. É divertido trabalhar com eles, pois são profissionais no compromisso que têm com o projeto, mas leves na realização dele”, relata ela, que no dia a dia trabalha com o resgate e registros de memórias de famílias em livros na Dinamika Comunicação e Design, empresa que tem em parceria com o marido. “Repassar as experiências vividas em um livro dá sentido à vida, valoriza uma existência que parecia comum, mas depois de revelada, se torna única e especial”, completa.

O poeta e escritor de literatura de cordel Moreira de Acopiara, cearense radicado em Diadema, assina o prefácio. “Aqui está parte do resultado desses proveitosos encontros. Dois livros já foram publicados, e agora sai o terceiro, sempre com textos autorais produzidos pelos integrantes desse cuidadoso e dedicado grupo. Tomara que isso sirva de lição, que essa gente a cada dia mais se fortaleça, que venham mais histórias, mais versos, mais alegria, mais livros. O mundo precisa de livros. E que os nossos descendentes tirem proveito disso e sigam esse exemplo”, ressalta em trecho publicado.