Bailes da Terceira Idade são opção de entretenimento

Data de Postagem: 01/07/2016

Viagens, passeios, bingo, quadrilha, grupo do livro, vôlei simplificado, entre tantas outras opções: as atividades organizadas para os cinco núcleos de convivência da Terceira Idade do clube são variadas e para todos os gostos. Para quem gosta de música e dança, os bailes são uma ótima oportunidade de lazer. Realizados mensalmente, eles acontecem sempre nas últimas quintas-feiras do mês no Salão Social e têm público cativo, com uma média de 200 pessoas por evento.

"Os bailes surgiram como uma das atividades dos grupos, especialmente o Nova Vida, mas eles não tinham uma periodicidade fixa. A partir de 2008, quando foi formada uma comissão, é que eles tomaram força e passaram a acontecer regularmente", relembra Maria Mendes, do grupo Nova Vida.

Ela faz parte da comissão de baile que é responsável por toda a organização e planejamento do evento. "Dividimos as tarefas: contratação de banda, decoração, quem supervisiona o baile e cuida das portarias, financeiro, reservas de mesas e convites, divulgação e o responsável pelo personal dancer, que é um profissional contratado para dançar com as senhoras no dia do baile", explica.

As reuniões da comissão acontecem todos os meses, quando são planejados os próximos eventos e feito um balanço dos bailes que já aconteceram. No início do ano, é decidido o tema de cada baile, assim como a contratação das bandas.

?Cuido da venda e reserva de mesas, da divulgação e contratação de bandas. A atração musical é muito importante no baile, o público gosta de novidades. Nunca contrato sem antes assistir, por isso frequento outros bailes da região para conhecer bandas novas. Apesar de estarmos acostumadas com o trabalho, é gratificante ver cada baile acontecendo?, afirma Maria de Lourdes da Silva Ribeiro, a Nega, do Nova Vida.

Diversão

O casal Dirce e Jiacomo Avanço são frequentadores assíduos dos bailes. Integrantes do Nova Vida, desde as primeiras edições eles participam. "Gostamos muito de dançar. Estamos casados há 54 anos e nos conhecemos em um baile", conta Jiacomo.

"Este salão nobre, um dos melhores que conheço, nos convida a dançar. É uma quinta-feira especial, pois vemos os amigos, temos a nossa mesa cativa. É importante na vida da gente, pois construímos laços fortes nestes 17 anos de grupo", afirma Dirce.

Antonia Galante Vial, também do Nova Vida, divide a mesa com o casal e vem sempre aos bailes. "É um ambiente muito bom, tem uma frequência boa de público, que é selecionado, e boas bandas. Na nossa idade é uma distração, porque você dança, ouve música, vê amigos, conversa, tem a oportunidade de se arrumar um pouco melhor... Isso é importante, faz bem para a alma. Fora que dançar é um exercício muito prazeroso", resume.