Associados conquistam prêmio literário

Data de Postagem: 04/11/2019

Integrantes do grupo literário Elena Libório, João Carlos Schleder e Nadija Maria Tot conquistaram o terceiro e nono lugares, respectivamente, no Concurso de Contos e Crônicas da Academia de Letras da Grande São Paulo. A premiação aconteceu no dia 26 de setembro, na sede da instituição, em São Caetano do Sul, e escolheu os melhores textos entre cerca de 70 escritores amadores da região.

O conto ‘O Cágado Entalado’, sobre o jabuti de estimação na infância, rendeu a João o terceiro lugar no concurso. “Fiz minha inscrição meio sem pretensões, mas com aquela vontade, lá no fundo, de ficar entre os selecionados. Cheguei mais longe do que o pretendido, mas poderia ter sido melhor. [Foi] Uma experiência muito excitante e alegre”, conta ele, que escreve desde a adolescência e trabalhou a vida inteira como jornalista corporativo.

Desde o início do ano, João participa do grupo literário do clube. “Foi uma mudança boa em minha vida. Das tardes intermináveis assistindo televisão, e sem perspectivas, retornei ao hábito de escrever. Desarquivei textos de três anos passados e os levei ao grupo. Esta iniciativa do clube é louvável. Tem sido de grande apoio a outras pessoas que, como eu, estavam sem ânimo para voltar a rir, conversar, passear e divertir-se”, relata.

A ideia da inscrição ao prêmio partiu de Nadija, que incentivou o colega a participar. A diretora escolar aposentada escreveu um conto baseado em uma história real, ‘A Cadeira de Pau Azul’, e conquistou a nona colocação no concurso.

“O nono lugar foi motivo de orgulho e muita alegria. Fiquei envaidecida porque é um concurso sério. Todos os textos foram avaliados pelos membros imortais da Academia de Letras, que tem como objetivo o cultivo da língua e da literatura nacional”, afirma.

Assim como João, Nadija terá seu texto publicado pela Academia de Letras da Grande São Paulo na Revista Tamises. “Só consegui este reconhecimento porque participo do grupo literário da Associação. Fazemos reuniões mensais ou quinzenais e, por conta das pesquisas, estudos, concentração e dedicação às atividades, consegui melhorar a minha maneira de escrever. Agradeço ao clube por manter este grupo e pelo suporte da nossa assessora Célia Regina Saurin”, ressalta.

O grupo literário Elena Libório tem três obras coletivas publicadas: ‘Muitas Vidas: Contos e Histórias’ (2012), ‘Na casa da Vó’ (2016) e ‘Encantadores do Tempo: Contos, Crônicas e Poesias’ (2018). Atualmente, os integrantes preparam o quarto livro conjunto.