Aniversário Alegria

Data de Postagem: 01/01/2016

Há 15 anos, nascia o terceiro núcleo de convivência da Terceira Idade da Associação, o Grupo Alegria. A festa de aniversário aconteceu no dia 3 de dezembro em um almoço que reuniu integrantes e convidados no Salão Social da Sede Urbana.

"Fui um dos primeiros a fazer parte do grupo. No começo, éramos somente em seis ou oito pessoas. Vi, aos poucos, mais integrantes chegarem e os outros grupos surgindo. Eu gosto de participar devido à amizade e o companheirismo entre as pessoas, que são muito importantes na nossa idade", contou o pintor aposentado Antonio de Paula, de 72 anos, integrante desde o início.

O começo foi um momento repleto de incertezas. "O grupo não conseguia crescer em número de pessoas. Teve um momento que cheguei a pensar que ele não iria para frente. Entretanto, um participante foi chamando outro e mais outros, até que o grupo conseguiu se formar", lembrou Irani Lourenço Cruz Rodrigues, coordenadora dos núcleos da Terceira Idade. Hoje, o grupo conta com 47 integrantes.

O nome Alegria foi escolhido pelos próprios membros do grupo. "O nome é propício porque é a alegria de viver que procuramos e encontramos aqui por meio das amizades e do carinho das pessoas", afirmou Dirce Chagas Martins, de 67 anos, integrante há quatro anos.

União

Os laços de amizade criados fazem toda a diferença na vida de Vera Lúcia Ferreira Pompermayer, de 66 anos. "Aprendo muito com todos, com suas experiências e suas histórias. É muito bom ver o crescimento individual de cada um e o amadurecimento do grupo nestes anos. Tudo isso me dá mais vontade de viver e me ajuda a enxergar o quão bonita é essa idade", disse ela, que há dez anos integra o grupo.

Assim como nos outros núcleos de convivência da Terceira Idade, as decisões são coletivas e as tarefas são divididas entre os integrantes. Vera, por exemplo, ocupa a função de tesoureira. Há diferentes comissões para que todos estejam envolvidos: bingo, baile, festas, viagens, café, memorialistas, além de uma secretária e uma capitã do grupo, que tem encontros todas as quintas-feiras do mês.

"Estes 15 anos significam a união entre o grupo, essa alegria de viver tão bonita e tão cheia de esperança compartilhada entre as pessoas. Parabenizo a todos pelo trabalho de cada um para o crescimento do grupo", comemorou Célia Regina Saurin, Assessora da Terceira Idade.

Atualmente, o clube reúne 230 pessoas em cinco núcleos de convivência da Terceira Idade: Nova Vida, Nova Era, Nova Esperança, Girassol e Alegria.