Festa Junina da Associação completa 60 anos

Data de Postagem: 02/06/2017

A Festa Junina foi o primeiro evento social da Associação e o único que nunca deixou de ser realizado em 60 anos de história. Começou no antigo barracào de madeira da primeira sede, na Rua Ítalo Setti, de forma simples: pipoca, quentão e som na vitrola. Com a inauguração do Ginásio Lauro Gomes, na nova sede central, ganhou proporções maiores e mais atrações, entre elas a barraca do churrasco, sempre lotada.

Já foi chamada de Brincadeiras Juninas, Juninada, Arraial da Associação e Arraial Country. Na década de 60 e 70, reuniu concursos de quadrilhas de São Bernardo. Foi no Ginásio Lauro Gomes que o clube Alameda da Glória viveu grandes momentos com sua quadrilha histórica, mantida até hoje na Vila Duzi.

Em 1969, teve o formato de "Feira das Nações", com comidas típicas de vários países. Em 1971 foram doados mil litros de vinho por Marcelo Preotesco, presidente da Associação Comercial de São Benrardo, e por Rita Angela Zincaglia, eterna secretária do município.

Em 1972, a atração mais famosa foi a dupla Alvarenga e Ranchinho, famosa no rádio e na TV por fazer paródias envolvendo grandes políticos. Em 1974, o livro de atas da diretoria regira várias barracas: churrasco, quentão, batidas, boate, baiana, pesca, latas e tiro ao alvo.

Em 1978, no auge da discoteca, os bailes destinados aos jovens aconteciam simultaneamente à Juninada. Em 1982, a festa aconteceu em duas sedes: na náutica e na urbana. Em 1987, a quadrilha do Alameda Glória volta ao clube, quando também houve a apresentação da Congada de São Bernardo.

Na década de 90, os jovens da equipe de natação de águas abertas tinham uma barraca onde vendiam prendas - o dinheiro arrecadado bancava as viagens pelo campeonato paulista. Em 2006, surge a quadrilha dos grupos da Terceira Idade, que se apresentou todos os anos.

Nestes 60 anos, as Festas Juninas viram São Bernardo virar cidade grande, mas mantiveram o gosto pelas tradições do interior. O evento atravessou décadas e viu crianças crescerem, se tornarem adultas e trazerem seus filhos para brincar.

Esta é uma reportagem da série "Memória: lembranças que viram História" em comemoração aos 60 anos da Associação. As informações sobre a Festa Junina têm como fonte o livro "Os 50 anos da Associação", escrito pelo jornalista Ademir Medici (fotos: Beltran Ascêncio e acervo AFPMSBC)