Yoga traz benefícios para o corpo e a mente

Data de Postagem: 01/03/2017

O Yoga é um estado especial da mente atingido através de um conjunto de práticas vindas de uma tradição milenar na Índia. É uma filosofia de vida que tem como enfoque a busca pelo autoconhecimento e autorrealização. Do sânscrito, deriva da raiz “yuj”, que signica unir, integrar, totalizar.

“A cultura indiana vê o homem como um todo, no qual se expressam simultaneamente a consciência, o intelecto, o ego, a mente, o sistema sensório e o corpo físico. O objetivo da prática do yoga é a busca da saúde no sentido mais abrangente possível, especialmente no que tange à postura, ao tônus muscular, ao relaxamento, à concentração e aos diversos sistemas do corpo humano”, explica Gabriela Bueno, uma das professoras de yoga do clube.

Os ásanas, posições do yoga, desviam a atenção dos pensamentos para o corpo, aquietando a mente. Com a mente calma, livre do turbilhão que costuma nos tomar de assalto, a respiração sob controle (exercícios respiratórios, os pranayamas, são outra parte da prática), a tendência é a auto-observação, a concentração, o autoconhecimento e, no fim das contas, a transcendência.

“O yoga desacelera o ritmo para que possamos ver com clareza o que é fantasia e realidade. Tem como objetivo transformar a maneira como a pessoa se vê. Não há problema em sentir medo ou raiva, nada disso é motivo de autocondenação. Devemos, sim, observar a raiz desses sentimentos, entendê-los e transformá-los em algo positivo. É fundamental o estudo de sua filosofia de vida, e uma prática bem conduzida deve incluir também conceitos como não mentir, não-violência, pureza na fala, disciplina, entre outros”, exemplica Andrea Lucas, que também dá aulas na Associação.

Benefícios

O yoga tem uma série de efeitos positivos. “A prática proporciona uma flexibilidade espantosa, fortalecimento muscular, beneficia a coluna vertebral, os sistemas endócrino, nervoso, respiratório e circulatório, ajuda na regulagem do peso, estimula a tireoide e melhora a irrigação cerebral, o funcionamento do intestino e a qualidade do sono”, enumera Sidnei Aron, professor na Associação.

Além de agir preventivamente, a prática pode auxiliar casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, enxaqueca, asma, problemas de coluna e distúrbios psicossomáticos. O yoga ajuda também a gerenciar o estresse e os males a ele associados, trazendo o corpo e a mente para o momento presente.

Praticantes relatam transformações

Yoga da Associação

Todos os cursos são do tipo Hatha Yoga, com ênfase nos ásanas (posturas) e que possui diversas ramificações

PROFESSORA ANDREA LUCAS