Revezamento de natação homenageia o professor Chicão

Data de Postagem: 02/05/2017

A emoção deu o tom no revezamento de natação “Amigos do Professor Chicão”, realizado em 31 de março. Alunos, ex-atletas, amigos e colegas de profissão prestigiaram o evento em homenagem a Francisco Franklin Neto, professor e técnico de natação do clube na década de 80 que faleceu no dia 29 de janeiro deste ano.

O evento reuniu seis equipes compostas por oito nadadores que se revezaram livremente durante uma hora. Em algumas delas, pais e filhos nadaram juntos. Amigos de longa data também vieram apenas para participar da homenagem, que reuniu mais de 100 pessoas.

Ex-professor do clube, ex-atleta e frequentador da piscina, Luiz Augustus Soares, o Filhinho, participou do revezamento e fez um discurso emocionante. “Chicão foi meu grande incentivador, meu amigo desde os 10 anos. Ele era alegria, honestidade, autêntico, uma pessoa de muito caráter, transparente, muito profissional, que tinha amor pelo o que fazia”, contou.

O ex-vereador Tunico Vieira também fez um relato emocionado depois de nadar no revezamento. Quando adolescente, ele era atleta da equipe de natação do clube comandada por Chicão, que virou seu amigo.

“O esporte moldou minha vida e o Chicão fez parte disso. Se até hoje tenho uma vida saudável, se acabamos aceitando desafios e superando-os sem recorrer a qualquer subterfúgio, isso devo à disciplina que ele ensinou. Chicão era uma pessoa do bem, com uma energia tão boa que não precisava da presença física para estar presente. Não poderia haver homenagem melhor do que essa, na piscina, onde era a vida dele”, afirmou.

Osmar Crivelaro, que foi professor de natação na mesma época de Chicão, foi um dos convidados. “Quando começamos com as aulas de natação na piscina aquecida recém-inaugurada, a natação não era conhecida como hoje. Com muito carisma, fez com que os alunos gostassem do esporte e se sentissem parte de um grupo. Ele era agregador, uma pessoa maravilhosa que conseguia unir todo mundo”, relembrou.

Também nadaram no revezamento os associados Fernando Vazella, coordenador técnico da seleção feminina de natação nos Jogos Rio 2016, e Christiano Chagas, prata no revezamento 4x100 no Mundial de Piscina Curta de Indianópolis em 2004. A irmã de Chicão, Elisabete Franklin, representou a família no evento. “Fico contente pelo meu irmão por ver como ele era e é querido por todos”, contou ela, bastante emocionada.

Todos os nadadores receberam toucas de natação, com uma alusão à homenagem e aos 60 anos do clube. A equipe que nadou a maior distância foi a H, com 4.250m, seguida pela C e I empatadas com 3850m.