Com a conquista do seu 6º título mundial, Luis Carlos Cardoso garante vaga em Tóquio 2020

Data de Postagem: 29/08/2019

O canoísta do clube Luis Carlos Cardoso conquistou o hexacampeonato no Campeonato Mundial de Paracanoagem, realizado em 21 e 24 de agosto, em Szeged, na Hungria. O resultado garantiu a vaga para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, tanto na canoa (VL2), quanto no caiaque (KL1).

Confirmando sua hegemonia na canoa, ele faturou o ouro na prova do VL2 200m. Com o tempo de 51s68, terminou a disputa mais de um segundo à frente do português Norberto Mourão e do polonês Jakub Torarz, segundo e terceiro colocados, respectivamente. No caiaque, Luis conquistou a medalha de bronze na prova do KL1 200m. O ouro ficou com o húngaro Peter Kiss, e a prata, com o italiano Esteban Farias. No ano que vem, ele precisa passar pela seletiva nacional antes de carimbar o passaporte no Japão.

“Foi incrível conquistar meu hexacampeonato mundial, ainda mais por ser na Hungria, o país do meu técnico Akos Angyal. Volto muito feliz pelas duas vagas que consegui para o Brasil nas paralimpíadas e, claro, motivado para melhorar cada vez mais e ir a Tóquio conquistar medalhas para o nosso país em 2020”, afirmou.

Na avaliação do técnico Akos Angyal, Luis tem boas chances nos Jogos Paralímpicos. “Se continuarmos conseguindo trabalhar dessa maneira, como até agora, acredito que temos chances de ganhar medalhas. Como uma modalidade ao ar livre, qualquer mudança das condições de tempo, condições térmicas, pode atrapalhar. Mas acredito que, se tudo der certo, temos potencial para ganhar medalhas, sim”, afirmou o húngaro, medalhista de prata e bronze nos Mundiais de canoagem de 1989 e 1991.

Luis acumula títulos mundiais na Rússia (2014), Itália (2015), Alemanha (2016) e República Tcheca (2017), além de pratas na Polônia (2012) e Portugal (2018). Com a confirmação da vaga para Tóquio 2020, ele participa de sua segunda Paralimpíada. Em 2016, o piauiense ficou em quarto lugar no KL1 200m nos Jogos do Rio de Janeiro. Atleta do clube há quatro anos, treina na Sede Náutica e na academia da Sede Urbana graças à parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo.

Debora Benevides também garante vaga nas Paralimpíadas

Também canoísta do clube, Debora Benevides conquistou o 4º lugar na prova do VL2 200m no Campeonato Mundial de Paracanoagem de Szeged. A colocação garantiu mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

“Estou treinando há oito meses com Akos pela equipe de São Bernardo e, apesar do pouco tempo de trabalho, consegui o 4º lugar no Mundial. Estou muito feliz com este resultado. Agora é trabalhar bastante para, em 2020, voltar ao Brasil com uma medalha no peito”, disse.