Luis Carlos Cardoso garante vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Data de Postagem: 01/07/2016

O atleta da Associação assegurou a sua vaga ao conquistar o terceiro lugar no pódio no Mundial de Paracanoagem em Duisburg, na Alemanha, no final de maio. Após uma série de resultados expressivos, ele fará parte da seleção brasileira de paracanoagem na categoria KL1 (caiaque) Masculina nos jogos que acontecem em setembro, no Rio.

No caiaque, o atleta passou pelas eliminatórias em primeiro lugar, ao finalizar a prova com o tempo de 53.186s. Na final, Luis superou seu próprio tempo e percorreu os 200 metros da categoria KL1 em 52.233s, atrás do chinês Xiaowei Yu e do polonês Jakub Tokarz, garantindo o bronze.

Melhor brasileiro na prova, o paratleta venceu o duelo contra Fernando Fernandes, quinto colocado na prova e tetracampeão mundial - a categoria só permite um representante por país. Em 2015, Luis Carlos Cardoso já tinha conquistado a classificação para o país, levando o ouro na modalidade no mundial da Itália pela primeira vez.

Na modalidade canoa, o atleta garantiu o ouro e se consagrou tricampeão mundial, ao terminar a prova em 56.539s, à frente do húngaro Robert Suba e do polonês Jakub Torkarz.

"Estou muito feliz e realizado. Foi uma competição de altíssimo nível, com atletas muito preparados, mas fiz meu melhor e garanti esses resultados tão importantes. Mais feliz ainda por finalmente, após muita dedicação, conquistar a vaga para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Agradeço ao grande trabalho realizado pelo meu técnico Akos Angyal e a toda equipe, parceiros, patrocinadores e amigos que sempre torcem por mim", afirma.

Atleta da Associação desde março do ano passado, Luis representa o clube nas competições nacionais e treina na Sede Náutica. Ele sempre remou na canoa, mas passou a treinar no caiaque há apenas um ano por somente este tipo de embarcação integrar o leque de modalidades olímpicas.