Luis Carlos Cardoso é ouro e bronze no Mundial de Paracanoagem

Data de Postagem: 06/09/2017

O paracanoísta Luis Carlos Cardoso subiu duas vezes no pódio do Mundial de Canoagem e Paracanoagem, que aconteceu em Racice, na República Tcheca, no final de agosto.

No VL1 Masculino, ele conquistou o tetracampeonato mundial na canoa, confirmando a sua hegemonia na categoria. Luis Carlos venceu a prova com facilidade, alcançando a linha de chegada com mais de 3 segundos de vantagem para o húngaro Róbert Suba. Pavel Gromov, da Rússia, completou o pódio.

Já na final do KL1 Masculino, o atleta conquistou o bronze no caiaque depois de disputar as primeiras posições metro a metro, terminando a prova a menos de 1 segundo do primeiro colocado, o italiano Esteban Gabriel Farias. A prata ficou com o húngaro Robert Suba.

“Fico muito feliz de conquistar estas duas medalhas para o Brasil, o tetra consecutivo na canoa e o terceiro lugar no caiaque em uma prova disputadíssima. Claro que tem aquela sensação de que no caiaque eu poderia ter feito mais, mas graças a Deus estou conseguindo evoluir. O nível dos competidores está cada vez mais alto, mas eu estou acompanhando. Agora é trabalhar nas mudanças que podemos fazer para o que no próximo ano eu consiga o bicampeonato mundial no caiaque também”, disse Luis Carlos, que conquistou pela sexta vez um título de melhor do planeta. Além do tetracampeonato na canoa, ele foi campeão mundial no caiaque em 2015 e na canoa Va’a em 2014.

Luis Carlos é atleta da paracanoagem desde 2011. Um ano antes, ficou paraplégico por conta de um parasita que se alojou em sua medula. Durante a reabilitação, conheceu o esporte e, com pouco meses de treino, já conquistou seu primeiro vice-campeonato brasileiro. Atleta da Associação, ele representa o clube nas competições nacionais e treina na Sede Náutica, no Riacho Grande.