Encontro reúne ex-atletas do voleibol da Associação

Data de Postagem: 01/01/2018

O 1º Encontro de Amigos, Sócios e Ex-atletas do Voleibol da Associação aconteceu no dia 2 de dezembro. A nostalgia marcou o tom do evento, que reuniu ex-atletas e técnicos das equipes de vôlei do clube das décadas de 60 e 70. O trabalho de formação das categorias de base desenvolvido no clube foi modelo no país.

“Enquanto outros clubes eram fechados, a Associação abriu as portas para a comunidade. Tínhamos atletas de vários bairros e diferentes camadas sociais. Além de ensinar os fundamentos do esporte, procurávamos fazer a diferença na formação de caráter dos nossos atletas, desenvolvendo valores como ética e idoneidade”, explicou Reynaldo Martins, o Sorocaba, técnico das equipes e professor na escolinha de vôlei de 1967 a 1977.

“Convivíamos mais com os técnicos escolhido que com nossos pais. O que aprendi com eles é inesquecível e fez toda a diferença na minha vida”, afirmou Drauzio Barreto. O companheiro de equipe, Roberto Lazzuri, compartilha a mesma opinião. “Aqui aprendi a ter disciplina, resiliência e determinação. É emocionante reencontrar todos daquela época”, disse.

No vôlei feminino, a Associação também teve destaque. “Fomos campeãs paulistas e conquistamos alguns Jogos Abertos e Regionais. Houve uma época em que oito atletas da seleção paulista eram da Associação. Aqui aprendi muito, não há uma pessoa que não tenha a Associação no coração”, contou Rosa Maria Pinchiaro.

O evento proporcionou o reencontro de pessoas que não se viam há muito tempo. “Reencontrar pessoas que eu não via há 40 anos foi muito emocionante. Tenho ótimas lembranças daquela época, me lembro do ginásio lotado torcendo pela gente. O que aprendi aqui levei para a vida”, contou Eliana Pitwak.

O encontro homenageou todos os técnicos da Associação daquela época. Wagner Luiz Coppini Fernandes, o Wagão, também recebeu uma placa de homenagem representando todos os atletas.

“Receber uma homenagem dentro do clube onde minha história no vôlei começou é emocionante. Fico muito feliz pela Associação incentivar as categorias de base no voleibol até hoje”, afirmou Wagner, que seguiu carreira no esporte. Depois de jogar profissionalmente, hoje é técnico da seleção feminina Sub 23 e assistente técnico da seleção principal, com participação nas Olimpíadas de Londres e Rio de Janeiro.