Competições da Associação completam 20 anos

Data de Postagem: 01/01/2017

Logo após a inauguração da Sede Campo Nova Petrópolis, a Associação organizou o primeiro Campeonato Aberto de Futebol. Desde então, o torneio acontece todos os anos e, em 2017, entra em sua vigésima edição. A partir de 2006, com o lançamento do Campeonato por Sorteio, o calendário passou a ter duas competições por ano, uma por semestre. Para os fãs do esporte que é a paixão nacional, os eventos já viraram tradição.

“Participo das competições do clube desde sempre. Na década de 70, eram os torneios de futebol de salão. Neste ano, disputarei o meu vigésimo Campeonato Aberto. Acompanho tudo de futebol, desde os jogos do Corinthians até os times de várzea de São Bernardo”, conta o aposentado Antonio Francisco Satyro, 63 anos.

Segundo o associado, os ganhos vão além da saúde. “É a minha forma de praticar um exercício físico. Jogo os campeonatos e vou sempre aos Rachões do Sessentão. Isso também traz benefícios para a minha vida social e qualidade de vida como um todo”, conta o meia, que recentemente foi vice-campeão do 11º Campeonato de Futebol por Sorteio pelo Segasp no 55+.

Para o funcionário público Sérgio Vicente Sudano, de 51 anos, disputar um campeonato é um estímulo a mais para se cuidar. “Para participar, você tem que ter bons hábitos, se alimentar bem e estar com o check up em dia – sem o atestado cardiológico você não joga. Eu me preocupo com o condicionamento físico e procuro frequentar a academia”, afirma o palmeirense fanático, que joga nos campeonatos do clube há 9 anos.

A interação e o respeito entre os sócios é bastante valorizada pelo lateral, que foi vice-campeão no Sub 54 nas duas competições que participou em 2016, defendendo o CREDIABC no Campeonato por Sorteio e o Peñarol no Aberto. “O que torna o campeonato agradável é o equilíbrio nos times. Há pessoas com mais ou menos habilidades, mas todo mundo é importante para a equipe ser campeã, e para isso acontecer os atletas têm que se respeitar e interagir. Ganhar é bom, mas o que importa é a interação, conhecer pessoas e fazer novas amizades”, acredita.

O comerciante Marcio Nepomuceno Almeida, de 43 anos, disputa os campeonatos há mais de 10 anos e tem motivações parecidas. “Adoro futebol. Jogar é uma maneira de manter a forma e fazer novas amizades. Neste último Campeonato por Sorteio, eu conhecia somente quatro pessoas do time e, no final, éramos uma família, com todos se ajudando muito”, conta o são-paulino.

Marcio é volante do Reply, equipe que venceu o 11º Campeonato por Sorteio, e atual bicampeão pelo Tradicional no Campeonato Aberto no Sub 45. “A sensação é muito boa. Isso só é possível com o trabalho em equipe”, acredita.

De 2006 a 2016, os dois campeonatos tiveram em média 460 inscritos em 21 equipes por torneio.