Academia agora tem aulas de HIIT e FitDance

Data de Postagem: 03/04/2019

A grade de aulas de ginástica da academia da Associação Clube aumentou. Desde março, a programação tem sessões de HIIT e FitDance às terças, quintas e sábados (confira horários na tabela).

Os circuitos curtos e intensos do HIIT são tendência mundial em atividade física para quem tem pouco tempo na agenda e quer diminuir gordura, ganhar músculos, perder peso e melhorar o condicionamento. Da sigla em inglês para High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade, os exercícios são rápidos, intensos e intercalados com períodos de descanso passivo ou ativo. A sessão dura 30 minutos.

“Vários estudos apontaram que esta metodologia de treinamento intensifica, após o treino, o efeito EPOC, que é o consumo de oxigênio para que o corpo se recupere do exercício físico intenso”, explica a professora Aline Sousa da Silva.

Isso quer dizer que, mesmo em descanso, a pessoa continua queimando calorias. “Dependendo de quão intensa foi a atividade, esse período pode durar 24, 48 ou até 72 horas, como apontaram alguns estudos. Prolongar o efeito EPOC é a chave para potencializar o emagrecimento, pois o corpo continua queimando energia após o treino”, completa Aline. “Converse com o professor antes da aula caso você tenha algum problema articular ou do coração”, recomenda.

Divirta-se dançando

Diversão e bem-estar através da dança é a proposta do FitDance, modalidade popular nas academias de todo o Brasil que agora faz parte da grade de aulas da Associação Clube. A metodologia da franquia, de Salvador (BA), tem instrutores treinados com coreografias padronizadas para vários tipos de músicas, do reggaeton ao axé, passando pelo sertanejo e funk.

“Nosso objetivo é tornar a vida das pessoas mais divertida através da dança. É uma aula prazerosa e divertida, em grupo, e com foco no bem-estar e autoestima, pois libera endorfinas, o hormônio do prazer. Auxilia na melhora da concentração, memória e coordenação motora, além de empoderar mulheres ao incentivar a autoestima livre de padrões estéticos”, explica a professora Nanny Albuquerque.

Hoje 15 mil academias adotam o método no Brasil. No YouTube, o canal tem quase nove milhões de seguidores, com vídeos que ultrapassam as 80 milhões de visualizações. “O Fit-Dance é uma aula inclusiva, qualquer um com mais de 15 anos pode participar. É indicado para pessoas que buscam um momento diferente no dia, uma diversão em grupo, com aulas de uma hora de duração”, completa.