Proteja a sua saúde no inverno

Data de Postagem: 01/06/2016

O tempo frio e seco aumenta os casos de doenças respiratórias: saiba como se prevenir

É só o tempo começar a esfriar para o nariz entupir, a garganta arranhar e a cabeça doer. Gripes e resfriados são os mais comuns nesta época, mas também há o agravamento de doenças como rinite alérgica, sinusite, asma, bronquite e outras "ites". Para se ter uma ideia, o Hospital do Coração, em São Paulo, registra um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias no outono e inverno.

"Isso se deve a uma combinação de baixas temperaturas, maior concentração de poluentes e baixa umidade do ar. Para piorar, nesta época do ano as pessoas tendem a ficar mais tempo aglomeradas em ambientes fechados para fugir do frio, o que favorece a circulação de vírus, bactérias e, consequentemente, a proliferação de doenças respiratórias", explica a médica Neusa Falbo Wandalsen, professora e coordenadora do Setor de Alergia e Imunologia Clínica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), 30% da população mundial sofre de rinite alérgica e 10% de asma ou bronquite, que são inflamações crônicas das vias aéreas e acabam piorando no inverno por conta das baixas temperaturas e do ar seco. Gripes e resfriados também são um dos principais desencadeadores desses males. "A gripe pede cuidado redobrado, pois também pode evoluir para pneumonia, considerada uma complicação grave", afirma a especialista.