O poder do perdão

Data de Postagem: 09/12/2018

Perdoar é ser livre para viver o presente e construir o futuro

Nesta época de festas de fim de ano, muita gente aproveita para fazer um balanço sobre os 12 meses que passaram. Deixar no passado situações que lhe fizeram sentir algum tipo emoção negativa pode ser libertador, à medida que nos deixa disponíveis para viver o presente e planejar o futuro.

Quando optamos pelo não-perdão, a única pessoa que paga efetivamente pelo o que aconteceu somos nós mesmos. Quando perdoamos, assumimos a responsabilidade pelas nossas ações e sentimentos, além de sermos empáticos com o outro. Isso inclui perdoar a si mesmo e as próprias falhas, o tipo mais importante de perdão.

O QUE É O PERDÃO, AFINAL?

1 Não é esquecer, mas lembrar sem sofrer a dor da injustiça. É dissolver a raiva por completo.

2 Não é sinônimo de “aceitar de volta”; é possível oferecer perdão até mesmo às pessoas com quem não temos e não pretendemos ter qualquer convívio.

COMO O PERDÃO LHE MANTÉM SAUDÁVEL

CORPO E MENTE
O perdão ajuda a baixar a pressão arterial e melhora o sistema imunológico. Rancor e mágoa têm sido muito associados à ansiedade, depressão, obesidade, hipertensão e até ao câncer.

O MELHOR É RELAXAR
Sentimentos negativos e o estresse aumentam o cortisol. Em excesso, esse hormônio pode provocar aumento de peso, elevação da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, levando ao diabetes e até a osteoporose.

SEJA FELIZ
O perdão aumenta a oxitocina, hormônio do amor. Melhora a sensação de bem-estar e aumenta a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que melhoram o humor.

ABRAÇOS, NÃO DROGAS
Pesquisas mostram que o perdão pode diminuir o risco de dependência de nicotina, abuso de álcool e drogas, e isolamento social.

NÃO SE FAÇA MAL
Ser capaz de se perdoar pode nos proteger de comportamentos que podem ir de fazer mal a si mesmo a atitudes extremas como suicídio.

PERDOE PARA SENTIR-SE MELHOR

NÓS PODEMOS RESOLVER ISSO
O perdão ajuda nosso estado de espírito principalmente porque ajuda a restaurar relações sociais positivas.

DIMINUA O ESTRESSE
Quando perdoamos, estamos menos estressados, o que também promove melhor saúde mental.

PRATIQUE O AUTOPERDÃO
Aprenda a perdoar a si mesmo. Quando paramos de carregar culpas e ressentimentos, aceitando-nos como realmente somos, a vida fica mais fácil.

COMO PERDOAR

ESCREVA
Para avançar para o perdão, reserve um tempo para descrever o que aconteceu, escrevendo sobre como você se sentiu e o que aprendeu com a experiência dolorosa. Vale também desabafar com um amigo ou terapeuta.

FAÇA SUAS MEDITAÇÕES OU ORAÇÕES
Independentemente de religião, uma prece sobre uma experiência dolorosa ou pessoa acalma o coração.

ENTENDA O MOTIVO
Será que o que o atingiu estava no outro ou em você? Se estivesse no lugar de quem o feriu, seria realmente incapaz de fazer o mesmo? Todas essas questões permitem enxergar o ofensor como uma pessoa de carne e osso, que falha.

DÊ TEMPO AO TEMPO
Como uma ferida física, o processo de resolução de mágoas leva tempo e acontece em etapas. Dando um passo de cada vez, reconhecendo quanto esse padrão nos faz sofrer, podemos vencer o sofrimento e recomeçar em bases mais positivas.

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO
O perdão pode transformar feridas em sabedoria e abrir os corações que estão fechados e substituir a tolerância pelo amor. Como? Uma das maneiras é evitando o julgamento e, principalmente, o autojulgamento. Todos comentemos erros e aprendemos com eles.

ACEITE E PERDOE SUA HUMANIDADE
Reconheça e acolha suas vulnerabilidades. Ao abraçar a sua própria fragilidade, você pratica a autocompaixão, respeita e aceita seus lugares mais íntimos e delicados. Perdoe-se por sentir dor e por causá-la também.

COMO PEDIR PERDÃO

FAÇA UM ESFORÇO
Se você é o transgressor, estenda a mão com gestos como um pedido de desculpas ou uma oferta de compensação. Estes promovem o perdão e reduzem a raiva na parte prejudicada.

AÇÕES E PALAVRAS
Se você é o transgressor, a maneira mais eficaz de buscar perdão é pedir desculpas sinceramente, ao mesmo tempo em que se tenta restituir o dano. Fazendo ambos, obtenha os melhores resultados.

O CORPO FALA
É sempre melhor olhar nos olhos da pessoa. Ao mostrar uma expressão facial sincera e se colocar em uma postura que mostre abertura (sem os braços cruzados e encarando a pessoa de frente) também ajudam na hora do perdão.

INFOGRÁFICO: HAPPIFY ŒWWW.HAPPIFY.COM‘