Nota de falecimento: Armando Sérgio Marotti (09/09/1933 - 03/04/2019)

Data de Postagem: 03/04/2019

O ex-presidente da Associação Clube Armando Sérgio Marotti faleceu no dia 3 de abril, aos 85 anos, em São Bernardo. Desenhista, dono de uma incrível memória fotográfica da São Bernardo de antigamente e funcionário público da prefeitura, presidiu o clube em 1980. Fica a nossa gratidão pelos 53 anos como associado.

BIOGRAFIA - Nasceu em São Bernardo do Campo 9 de setembro de 1933. Membro de família tradicional, iniciou-se profissionalmente como alfaiate, como empregado das famílias Saburi e, mais tarde, Macedo, aos precoces oito anos de idade. Sempre foi amante do desenho, sendo que um dos primeiros desenhos que se recorda foi um retrato do Papa Pio XII. Seu pai, Francisco Salvador Marotti, lhe prometera um relógio e não lhe dera. Um belo dia, ao folhear o jornal e sabendo do gosto do filho por desenho, disse: se você retratar o Papa, ganha o relógio. Armando fez, e recebeu o relógio de presente no dia seguinte.

A carreira de alfaiate fez com que, mais tarde, Armando abrisse a Alfaiataria Marotti, na Rua Marechal Deodoro. Com seus desenhos, ganhou diversos concursos. Formou-se em Direito, exerceu a profissão de advogado e trabalhou na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo por muitos anos. A fase mais primorosa do desenho, no entanto, se deu durante os 10 anos que morou em Caraguatatuba/SP, na década de 1990. Naquele período, começou a retratar, a partir de sua memória e sem olhar fotografias, o centro da cidade nos anos 1940 e 1950. Um trabalho de reconstituição histórica estupendo, bastante reconhecido e de uma maestria ímpar, Além dos desenhos do centro da cidade, principalmente Rua Marechal Deodoro e imediações, também outros bairros, como Riacho Grande (capela de São Bartolomeo do Parque Estoril) e Baeta Neves (Igreja de São José). E, mais além, a antiga Rhodia e a Estação Ferroviária de Santo André, bem como retratos diversos.

Foi presidente da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo em 1980, entidade à qual foi associado por 53 anos.