Especial

Data de Postagem: 21/01/2013

Produzimos cerca de 1 kg de lixo por dia; Saiba como fazer o descarte adequadamente   Cada brasileiro produz uma média de 378 kg de lixo ao ano ou mais de 1 kg de resíduo por dia, segundo pesquisa realizada em 2010 pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) – ano em que a geração de resíduos aumentou seis vezes mais do que a população.   O aumento na produção de lixo está diretamente relacionado à melhora no poder aquisitivo. Entretanto, o problema está na destinação de todo este resíduo, que, no Brasil, está longe de ser adequada. Segundo dados da Cempre (Associação Empresarial para Reciclagem), 45% do lixo produzido no país é reciclável, mas esse processo só é realizado com apenas 2%.   Reciclar o lixo é um ato de responsabilidade socioambiental! Confira nosso manual e nunca mais tenha dúvidas sobre como descartar um determinado produto:   Como separar o lixo em casa ?   Certo - Separar o lixo seco do orgânico; - Lavar as embalagens para retirar os resíduos de alimentos e de outros produtos.   Errado - Separar o lixo seco por tipo de material, pois as cooperativas sempre fazem uma nova triagem mesmo se o lixo estiver organizado; - Amassar latas e garrafas pet ou desmontar embalagens     PAPEL   Pode ser reciclado   Cadernos, papéis de escritório; jornais, revistas; papéis de embrulho; papel de seda; papéis para fins sanitários sem uso (papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel; cartões e cartolinas; papéis especiais); embalagem de ovos; papel kraft; papel filtrante; papel de desenho.   Não pode ser reciclado   Papel vegetal; papel celofane; papel metalizado; papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis; papel-carbono; papéis sanitários usados; papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde; papel de fax; papel revestido com algum tipo de parafina ou silicone; fotografias; fitas e etiquetas adesivas.

PLÁSTICO

Pode ser reciclado

Todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, copos, garrafas, potes, acrílicos e outros produtos domésticos; tampas plásticas, sacolas e sacos plásticos; embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; embalagens de margarina; utensílios plásticos usados como canetas esferográficas; escova de dente; baldes.

Não pode ser reciclado   Tomadas; cabos de panelas; adesivos; plástico tipo celofane; embalagens plásticas metalizadas (de salgadinhos, por exemplo).     VIDRO   Pode ser reciclado   Todos os vidros de garrafas de bebida alcoólica e não alcoólica; frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza); cacos; potes de produtos alimentícios; copos.   Não pode ser reciclado   Espelhos; cerâmica, porcelana; portas de vidro; boxes temperados; óculos; vidros especiais; vidros de automóveis; lâmpadas; tubos de televisão e válvulas; ampolas de medicamentos e cristal.     METAL   Pode ser reciclado   Tampinhas de garrafas; latas; enlatados; panelas sem cabo; ferragens; fios; arames; chapas; canos; pregos; cobre; sucatas de automóveis.   Não pode ser reciclado   Clipes; grampos; esponja de aço; aerossóis; latas de tinta; latas de verniz; solventes; químicos e inseticidas.     CURIOSIDADES Isopor limpo e CD são plásticos recicláveis. Já borrachas, espumas e tecidos devem ser jogados no lixo orgânico.

Como descartar o lixo especial ?

Radiografias

Chapas de raio-x possuem substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como metano, amônia e metais pesados. Também levam prata em sua composição, que pode ser reutilizada. Reúna radiografias antigas e leve-as a um posto de coleta.

Onde descartar: Volkswagen (Via Anchieta, km 23,5 – SBC), Clínica Otur – Ortopedia e Traumatologia (Rua Santo André, 678 – Santo André), GM do Brasil (Avenida Goiás, 1.805 – SCS), Hospital Municipal de Diadema (Avenida Piraporinha, 1882).

Pilhas

Pilhas contêm metais pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que poluem o solo e a água.

Onde descartar: Lojas da rede Drogaria São Paulo, agências do banco Santander, supermercados Carrefour e Pão de Açúcar.

Bateria de celular

Assim como as pilhas, baterias de celular contêm elementos químicos que contaminam o meio ambiente.

Onde descartar: Lojas das operadoras Vivo, Tim, Oi e Claro.

Lâmpadas fluorescentes

No interior deste tipo de lâmpada há vapor de mercúrio, substância que contamina o ar quando o vidro se quebra.

Onde descartar: Leroy Merlin São Caetano (Avenida do Estado, 1750, SCS) e outras lojas de materiais de construção.

Eletrônicos

Computadores, geladeiras antigas, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos não podem ser descartados em lixo comum.

Onde descartar: Consulte o SAC do fabricante para saber onde descartar. No site www.e-lixo.org é possível consultar postos de coleta em todo o Brasil.

Como descartar o óleo de cozinha?   Nunca jogue óleo usado na pia da cozinha. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água, segundo a Sabesp. Armazene o óleo em garrafas pet e encaminhe a postos de coleta, como a ONG Instituto Triângulo (tel: 4428-2812).   O que fazer com remédios vencidos?

No Brasil, mais de 90% das pessoas descartam remédios vencidos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, segundo pesquisa da Unicamp. Esse hábito tem um custo muito alto para o meio ambiente – medicamentos possuem substâncias químicas que podem contaminar a água, o solo, animais, plantas e o próprio ser humano.   Leve os medicamentos vencidos em postos de coleta nas drogarias (como Droga Raia e Drogaria São Paulo) ou em postos de saúde.