Equipe do clube visita obra do piscinão do Paço

Data de Postagem: 07/04/2019

Funcionários da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, ao lado do presidente Euclides Valdoski Ramos, visitaram as obras do piscinão do Paço no dia 25 de fevereiro. A equipe foi recebida pelo engenheiro André Marzolla, diretor de Macrodrenagem da secretaria de Serviços Urbanos (SU-5) de São Bernardo, que mostrou ao grupo como a obra ajudará no combate às enchentes no município.

“O piscinão do Paço Municipal receberá parte das águas do córrego dos Meninos e terá capacidade de 220 milhões de litros de água. Isso permitirá que as águas da chuva no centro da cidade sejam direcionadas, através O clube adquiriu um trator Troy-Bilt, modelo Pony 7, para a manutenção do gramado do campo da Sede Nova Petrópolis. Já em operação, substitui o antigo trator 1993, que apresentava problemas mecânicos frequentes. O novo equipamento trará mais qualidade e agilidade aos cuidados com a grama, melhorando assim O novo trator traz mais qualidade e agilidade na manutenção do gramado das microdrenagens que estamos executando, para o córrego dos Meninos”, explicou o diretor.

Com 87% do trabalho concluído, a obra deve ser entregue em agosto deste ano. “Neste momento, estamos executando a estrutura em concreto pré-moldado da laje do piscinão do Paço e, na alameda Glória, a galeria de interligação do córrego dos Meninos ao túnel da rua Jurubatuba, além das microdrenagens nos bairros do entorno”, esclareceu Marzolla.

A obra foi reiniciada na gestão do prefeito Orlando Morando, após auditoria contratual realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e repactuação junto ao Ministério das Cidades. Isso porque o contrato passou por sucessivos aditivos financeiros, levantando suspeitas sobre a licitude do acordo. A obra completa está orçada em R$ 353 milhões, com parte dos recursos da União, uma vez que integra o Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), do governo federal. O serviço é tocado pelo consórcio Centro Seco.

Paralelamente, a retomada do projeto para construção do piscinão Jaboticabal, anunciada pelo Governo do Estado após o temporal de 10 e 11 de março, é considerada uma vitória da região. Pauta antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, deve ser construído nas proximidades da rodovia Anchieta, na confluência dos ribeirões dos Meninos e dos Couros.

“O reservatório ficará entre as divisas de São Bernardo, São Caetano e São Paulo. Além do ribeirão dos Couros, vai receber águas do córrego dos Meninos, contribuindo para escoar as águas do nosso município”, afirmou.

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC e Elisabeth Rocha/Arquivo pessoal