Cultive bons hábitos em 2015!

Data de Postagem: 02/02/2015

Aproveite que o ano ainda está começando para mudar seus hábitos

Início de ano é sempre a mesma coisa. Fazemos listas de resoluções para os próximos 365 dias, mas ao longo do ano, a correria do trabalho e os problemas da vida acabam nos desviando de algumas metas.

Entretanto, adquirir hábitos saudáveis é essencial para manter nossa qualidade de vida. Se cultivadas com empenho, atitudes simples melhoram nossa saúde e bem estar e transformam para melhor o nosso dia a dia.

Cerca de 40% da nossa rotina é feita de hábitos. Leva tempo para modificarmos um padrão de comportamento, mas essa transformação é possível. Segundo o livro "O poder do hábito" (Charles Duhigg, Editora Objetiva), a melhor forma de mudar um hábito é substituí-lo por outro. Que tal aproveitar este começo de 2015 para colocar esta ideia em prática? Confira algumas sugestões:

Troque o fast food por opções saudáveis
O cardápio das redes de fast food é repleto de opções ricas em colesterol e gordura trans. Mas, mesmo optando por comer nestes restaurantes, é possível fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis, como saladas, molhos magros e carnes grelhadas.

Substitua o carro por caminhadas
Você usa o carro todos os dias: para o trabalho, lazer e, quando percebe, está dirigindo até à padaria ao lado de casa. Por que não deixá-lo na garagem pelo menos nos finais de semana e iniciar caminhadas? Comece com trajetos curtos e, aos poucos, vá aumentando. Aproveite a infraestrutura e a segurança da pista de cooper da Sede Campo Nova Petrópolis.

Troque o refrigerante por água
Uma lata de refrigerante contém três colheres de sopa de açúcar. Em excesso, ele pode provocar obesidade e diabetes do tipo 2. Prefira tomar sucos naturais e água ? no mínimo, oito copos ao dia. Uma dica é fazer a versão saborizada: coloque pedaços de fruta em uma jarra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Desligue a TV e leia mais
A televisão traz informação e entretenimento, mas, em excesso, pode prejudicar a saúde. Pesquisas mostram que ficar muito tempo em frente à telinha favorece a obesidade, o sedentarismo e prejudica o sono. Já ler desenvolve nosso senso crítico, estimula a criatividade e contribui para exercitar a memória.

6 passos para a mudança de hábito dar certo

1. Mude um por vez A chance de ter sucesso aumenta quando nos dedicamos a uma meta por vez. Do contrário, o risco de falhar diante de tantas incumbências é maior. E a vontade de desistir também.

2. Pense em soluções possíveis Se a ideia é fazer exercícios, comece uma caminhada, não uma prova de corrida de 5 km. Programe-se para praticá-la perto de casa, não em uma academia aonde você só chega de carro ou ônibus.

3. Estabeleça uma meta e uma recompensa É um reforço positivo. Estabeleça uma periodicidade para a meta. Quando alcançá-la, crie uma nova até que aquela atitude vire um hábito. Pense em uma recompensa: uma sessão de massagem ou um presente.

4. Anuncie a mudança Ter uma rede de apoio é fundamental. Conte para a família e para os amigos mais próximos o que você decidiu mudar. É importante ter alguém para dividir as angústias e as conquistas.

5. Registre seus progressos Pode ser uma planilha, um papel na porta da geladeira e até uma dezena de post-its no armário do quarto. Anotar os progressos e vê-los diariamente irá te motivar.

6. Não desista quando obstáculos aparecerem Mudar de hábito é desafiador. Se uma vez não deu certo, não desanime. Pense em uma estratégia para evitar que se repita.


Fonte: Revista Época