Ano Novo, vida nova

Data de Postagem: 06/01/2019

A virada do ano é, tradicionalmente, uma fase de projetar expectativas e traçar planos. Colocá-los em prática, no entanto, requer mais do que a intenção

Trocar de emprego, mudar de casa, levar uma vida mais saudável, economizar dinheiro. Todo ano é a mesma história: no Réveillon, as pessoas param para fazer um balanço do ano que passou e projetar planos para o futuro. Cumprir as resoluções, no entanto, é outra história.

Se você tem dificuldade em transformar promessas em realidade e acaba desistindo delas no decorrer das semanas, saiba que não está sozinho. Segundo pesquisa divulgada em 2015 pelo departamento de psicologia da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, só 8% das pessoas cumprem suas promessas de Ano Novo. Normalmente, até o final de janeiro, cerca de um terço das promessas já terão sido abandonadas.

“Nem sempre as metas colocadas no início do ano são reais e atingíveis. Muitas vezes, fantasiamos ao defini-las levados por um modismo, por uma necessidade de aceitação por parte do outro, um ato impulsivo ou simplesmente por uma fantasia. Nestes casos, a probabilidade de atingirmos a meta ou até mesmo cumpri-la parcial e satisfatoriamente é bem baixa. É importantíssimo na vida ter tolerância à frustração.Podemos fazer disto uma oportunidade para crescermos, ao invés de nos sentirmos incapazes, mas claro que não podemos nos contentar com a frustração”, explica o psicólogo Ivan Carbone.

O melhor, de acordo com o terapeuta, é estabelecer metas pequenas, atingíveis a curto prazo, para que se estimule a dar continuidade às metas de médio e longo prazos. É hora de tomar consciência das suas próprias características físicas, emocionais e/ou intelectuais e das suas limitações, para que se possa colocar metas verdadeiramente atingíveis. Primeiro, pense quais pontos quer mudar e, em seguida, o que precisa ser mudado e o que fazer para promover essa mudança. O importante é o processo, não o objetivo.

“Ao invés de fixar uma meta de emagrecer 20 quilos, por exemplo, trabalhe para eliminar dois quilos em janeiro e assim por diante. Ao fragmentarmos o objetivo em metas menores, temos mais chances de resultados e, por consequência, momentos de motivação. Uma vez que você tenha conseguido realizar esse objetivo de curto prazo, ficará animado para ir além”, exemplifica.

Independentemente da crença ou religião, ninguém é indiferente ao Ano Novo. “Desde os primórdios, o ser humano é um ser simbólico. Consequentemente, os aspectos simbólicos são de extrema importância na vida, pois trazem representatividade e significação, até mesmo a possibilidade de ressignificação. O ano é um ciclo, o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A força simbólica do Ano Novo é esta: o fechamento de um ciclo para o início de um novo”, ressalta.

Colocando planos em prática

Não existe uma receita pronta, mas sim pontos de reflexão para estabelecer metas e conseguir cumpri-las. Veja como aumentar as chances de colocar em prática suas resoluções de Ano Novo:

FECHADO PARA BALANÇO

Reflita a respeito do ciclo que se encerrou, isto é, do ano que terminou. Leve em conta as conquistas alcançadas e também as dificuldades encontradas.

AUTOCONHECIMENTO

Conscientize-se das suas próprias características, sejam físicas, emocionais, intelectuais etc. bem como das limitações, para que se possa colocar metas verdadeiramente atingíveis.

VÁ COM CALMA

Compreenda e respeite que toda e qualquer mudança deve ser processual, em que deve-se estar atento para cada passo. Aceite que não há mágica, trata-se de esforço.

UMA COISA POR VEZ

Apesar da tentação de se propor a uma vida completamente nova e muitos desafios, procure se concentrar em apenas um grande objetivo, apenas depois de alcançá-lo parta para outro sonho.

DEFINA SUA META

Muitas pessoas não conseguem concretizar suas resoluções porque se esquecem de analisar o impacto dessa mudança em suas vidas. Os objetivos devem ser específicos e detalhados, além de mensuráveis: é preciso desenvolver um critério para medir o avanço. O ideal é que a meta final seja desdobrada em outras, graduais, permitindo que o avanço seja acompanhado ao longo do ano. Metas devem ser reais e atingíveis.

FAÇA PLANOS REALISTAS

Ser realista é um passo importante na hora de planejar metas para o próximo ano. Manter os pés no chã requer conhecer a si próprio.

PLANO DE AÇÃO

Trace um plano para atingir suas metas, colocando um passo a passo. Registre as promessas no papel, para que não fiquem esquecidas. Coloque metas pequenas, atingíveis a curto prazo, para que se estimule a dar continuidade às metas de médio e longo prazos. Defina quais pontos quer mudar, o que precisa ser mudado e como fazer para promover a mudança.

SEJA FLEXÍVEL

Não hesite em retomar e ressignificar suas metas no meio do caminho. Não é sinal de fraqueza, pelo contrário. Faça quando necessário, sem deixar de perder a essência da meta.

É SOBRE VOCÊ E MAIS NINGUÉM

Coloque metas para você e não para os outros.

ACOMPANHE SEU PROGRESSO

Para saber se está perto ou distante de conquistar seu objetivo, você precisará listar ações ou tarefas que te ajudam a alcançar o seu alvo. Os resultados não aparecerão logo de cara e justamente por isso é essencial monitorar suas pequenas vitórias na busca de um propósito maior. Recompensar-se após a conclusão de uma etapa ou tarefa concluída é um bom meio de autoincentivo.

PEGUE LEVE COM VOCÊ

Pressionar-se demais pode inviabilizar seu projeto para o ano que começou. Respeitar os seus limites também é um ponto importante no planejamento de uma resolução de Ano Novo e auxilia a manter as expectativas e ações mais realistas.