Altas temperaturas pedem mais cuidados com o corpo

Data de Postagem: 31/10/2015

Confira dicas para amenizar os efeitos negativos dos dias quentes sobre o organismo

Com a proximidade do verão, dias e noites com temperatura acima dos 30ºC são mais frequentes. Sintomas como pressão baixa, pele e boca secas, tontura, palidez, cansaço, visão turva e até aumento da frequência cardíaca são comuns quando o corpo está desidratado por não conseguir repor a água e os sais minerais perdidos através da transpiração.

"Com o aumento da temperatura no verão, aumenta-se também a temperatura do corpo. É por isso que, com o objetivo de manter sua temperatura ideal, ele executa diversos mecanismos, entre os quais estão a eliminação de suor, perdendo também água e eletrólitos, que participam do metabolismo do organismo. A desidratação também ocorre se a água perdida pela respiração, urina, fezes e lágrimas não for reposta adequadamente", explica o médico Luiz Felipe Leitão, um dos profissionais que atendem no clube.

Intensificar a ingestão de líquidos é, portanto, a melhor maneira de evitar a desidratação. Além da água, recomenda-se ingerir alimentos leves e refrescantes, como verduras e frutas, que contêm o líquido. "Uma pessoa deve aumentar a ingestão hídrica habitual mesmo se não houver sede, que já pode ser um sinal de desidratação", completa o médico. A quantidade ideal é ingerir dois a três litros de água por dia.

Entre as outras recomendações estão usar roupas leves, evitar exercícios físicos sob exposição direta ao sol e, no caso de ar seco, aumente a umidade em casa com toalhas úmidas ou baldes d'água (confira a lista com mais dicas no box a seguir).

Atenção redobrada

Idosos, crianças, gestantes, obesos e pacientes com doenças crônicas merecem atenção especial em dias mais quentes. "São os grupos de maior risco à desidratação por menor capacidade de controle da temperatura corporal, ou por esquecerem de ingerir água, por isso os cuidados devem ser redobrados", recomenda Luiz Felipe.

Prepare-se para as altas temperaturas do verão