Alimentos funcionais: o que são e por que consumi-los

Data de Postagem: 29/02/2016

Além de nutrir o corpo, alguns alimentos previnem doenças crônicas

"Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser teu alimento". Dita há 2.500 anos, a máxima do grego Hipócrates nunca foi tão atual. Cada vez mais pesquisas comprovam que existem alguns alimentos - chamados de funcionais - que, além de nutrir o corpo, são capazes de prevenir ou reduzir males e doenças.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde". Eles têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer, envelhecimento, problemas intestinais, sintomas da menopausa, entre outros males. A tendência atual é dar preferência à prevenção e não à cura de doenças.

"Devemos ter um equilíbrio no prato e sempre prezar pelo consumo de alimentos in natura e o mínimo de processados possíveis. O prato deve ser completo e rico em todos os alimentos, evitando tudo que for industrializado e vier em sacos ou possuir mais de cinco ingredientes", ensina a nutricionista Maria Vitoria Curban Falcão, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva.

É importante saber que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta balanceada, aliada a hábitos de vida saudáveis. Isto quer dizer que, se uma pessoa estiver utilizando um alimento funcional para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos se a ingestão estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e trans.

Como inserir

Inserir um alimento funcional na dieta não é difícil. "Podem ser adicionados em sucos, em saladas, como temperos, no meio de uma preparação ou receita. É possível fazer um bolinho superfuncional com farinha de linhaça e amêndoas. Utilize a beterraba para fazer um suco junto com frutas vermelhas. O importante é utilizá-los ao longo do dia e variar o consumo sempre", aconselha a nutricionista.

Algumas combinações também ajudam a aumentar a absorção dos componentes ativos. É o caso do tomate, considerado um superalimento por ser rico em licopeno, que atua na prevenção de doenças cardíacas e câncer, especialmente de próstata. "O licopeno fica mais biodisponível quando é levemente aquecido e regado com azeite, que por sua vez também é um alimento funcional", explica.