Alimentação infantil: os dez vilões que você deve evitar

Data de Postagem: 01/10/2015

Consumo frequente de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio traz consequências à saúde da criança

Pizza congelada, nuggets, fast food, batatinha chips e refrigerantes. Você já parou para pensar que existem alimentos que não nutrem o corpo e, o que é pior, se consumidos com frequência, podem causar doenças crônicas? Se em adultos é ruim, o consumo deles por crianças é pior, pois é nesta fase que se criam bons hábitos alimentares, determinantes para a qualidade de vida no futuro.

"É preciso educar as crianças a optar por alimentos saudáveis, como frutas e legumes, e fugir do sódio, açúcar e gordura, nossos vilões. O que comemos na infância tem influência em toda vida adulta. O organismo da criança está em desenvolvimento, por isso o que ela ingerir hoje determina como será a sua fase adulta. A alimentação influenciará inclusive nas doenças que poderão aparecer no futuro", explica Débora Polentini Pinto Ferreira, nutricionista da rede de hospitais São Camilo de São Paulo.

Quando salgadinhos e refrigerantes já fazem parte da dieta, não adianta ser radical e querer tirar tudo de uma vez. "Procure limitar o consumo para o final de semana. Levar a criança a supermercados e feiras é boa uma alternativa para colocá-la em contato com alimentos saudáveis e instigar a curiosidade por novos sabores. A participação no preparo das receitas de forma lúdica - dar nomes aos alimentos, ajudar a picar, adicionar ingredientes - ajuda a aumentar o interesse em consumi-los. Se a criança recusar, os pais não devem demonstrar ansiedade ou nervosismo", afirma.

Os pais, aliás, são peças fundamentais nesta educação alimentar. "É papel deles controlar o que se entra em casa. Devem servir como exemplo e ter uma alimentação saudável e variada, pois as crianças se espelham neles", diz a profissional.

Vilões

Alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras devem ser evitados porque são pobres em nutrientes e podem causar doenças crônicas cada vez mais cedo. "São os três nutrientes que, se consumidos em grandes quantidades, levam basicamente aos mesmos destinos: altos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, o consequente aumento da pressão arterial, diabetes, obesidade e baixa qualidade de vida", enumera a nutricionista.

No cardápio do dia a dia, o ideal é substituir os alimentos considerados vilões por opções mais saudáveis. O macarrão tradicional leva vantagem em relação ao instantâneo, considerado maléfico por ter sódio, gordura e conservantes acima dos níveis tolerados. Outra dica é oferecer pipoca de panela ao invés de salgadinhos.

"Mantendo uma boa rotina alimentar, rica em nutrientes, a criança terá mais facilidade no aprendizado, um melhor desenvolvimento do corpo e do sistema imunológico. Os bons hábitos evitam problemas de saúde no presente o no futuro", resume.

Por isso, a nutricionista elaborou a lista com os dez piores alimentos na alimentação infantil. A seguir, entenda por que evitá-los e veja algumas substituições.