Água: ainda é preciso economizar

Data de Postagem: 01/06/2015

A crise hídrica está longe de ser superada e exige hábitos mais sustentáveis

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1972 para conscientizar o mundo a respeito do uso mais racional dos recursos naturais, considerados até então inesgotáveis. Em tempos de crise hídrica, mais do que nunca precisamos repensar a maneira como utilizamos a água, um recurso essencial à vida. Apesar do Sistema Rio Grande, que abastece as cidades de São Bernardo, Santo André e Diadema, além de bairros da capital mais recentemente, estar com o volume elevado (96% em maio), a população precisa manter o uso racional da água.

"Para aumentar a segurança hídrica da região metropolitana de São Paulo, é essencial unificar os sistemas produtores e distribuidores. Neste sentido, uma nova adutora está sendo construída para levar água do Sistema Rio Grande à represa de Taiaçupeba para abastecer bairros da zona leste de São Paulo, principalmente. Mesmo que o ABC esteja privilegiado neste momento, é preciso manter a economia, porque lá na frente os papéis podem se inverter em função das anomalias climáticas que estamos enfrentando", explicou Antonio Eduardo Giansante, professor de Engenharia Hídrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

De acordo com o especialista, não é possível saber quando o problema será superado de fato. "A crise está nos mostrando que temos que mudar um paradigma, a forma encaramos a água, que durante muito tempo foi considerado um recurso abundante. Espero que todos, governantes e sociedade, tenhamos aprendido com isso", afirmou.

Por isso, a reportagem especial deste mês traz algumas dicas práticas de economia de água. São pequenas atitudes que, juntas, fazem toda a diferença. Faça a sua parte!

Cuidado com vazamentos

  1. Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros/dia, o que representa 1.380 litros/mês.
  2. Um furo de 2 mm no encanamen- to desperdiça aproximadamente 3.200 litros/dia.

No banheiro

  1. Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes: a economia é de 12 litros (casa) e de 79 litros (apartamento, onde a pressão é maior). Se você utilizar um copo para enxaguar os dentes, economia é ainda maior.
  2. Se o seu chuveiro demora para esquentar, coloque um balde embaixo para recolher a água, que pode ser reutilizada.
  3. Durante o banho, fique em pé dentro de uma bacia grande e reserve a água utilizada. Além de controlar o tempo de banho, ela pode ser reutilizada na descarga, na rega das plantas ou na lavagem do quintal.
  4. Se você reduzir o tempo do banho de 15 para 5 minutos economizará até 90 litros de água (casa) e 162 litros (apartamento). Feche o registro ao se ensaboar.
  5. Não aperte a descarga por mais tempo que o necessário, pois cada acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros de água.
  6. Não utilize a privada como lixeira (papel higiênico, cigarro etc.)
  7. Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba: a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).

Na cozinha

  1. Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo, nunca no ralo da pia.
  2. Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça: a economia é de 97 litros (casa) e 223 litros (apartamento).
  3. Uma boa dica para economizar é deixar louças, talheres e panelas por alguns minutos de molho em uma bacia ou na pia. A água facilitará a limpeza e você deixará a torneira aberta por menos tempo. O resultado é o mesmo, e você poupa até 160 litros.
  4. Coloque um arejador na torneira e reduza o consumo em até 50%.
  5. Utilize a máquina de lavar louças somente quando estiver na capacidade total.
  6. Sabe aquela água de limpeza de frutas e verduras? Que tal reutilizá-la na rega das plantas?

Na lavanderia

  1. Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez, de preferência uma vez na semana, na potência total da máquina de lavar. Uma lavadora de 5 kg consome 135 litros de água a cada uso.
  2. A água do enxágue da máquina (aquela que sai por uma mangueira) pode ser reservada em baldes e reutilizada para lavar o quintal ou na descarga. Esse reaproveitamento da água da lavadora de 5 kg gera uma economia de água suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa.
  3. Ao invés de usar o modo "pré-lavar" na sua máquina, deixe as roupas de molho no balde. O efeito é o mesmo e você economizará água e energia elétrica.
  4. Ao usar o tanque, você gasta 279 litros em 15 minutos. Feche a torneira enquanto ensaboa a roupa.

No quintal

  1. Usar a mangueira como vassoura durante 15 minutos pode desperdiçar até 280 litros de água. Ao invés disso, utilize baldes para limpar o quintal e a calçada. Se for água de reuso da máquina de lavar, melhor ainda.
  2. Ao lavar o carro, use um balde ao invés de uma mangueira: a economia é de 176 litros. A lavagem a seco utiliza apenas 125 mililitros.
  3. Instalar um sistema de captação de água da chuva nas calhas não é difícil. Saiba como fazer em: http://pt.wikiversity.org/wiki/Cisterna_Já

Fontes: Sabesp, Aliança Pela Água, Instituto Akatu e Portal Ecodesenvolvimento