História da Associação

Associação, 66 anos de história

Ao final dos anos 50 a comunidade de servidores públicos municipais estava insatisfeita com as opções de lazer e recreação disponíveis na cidade. Havia poucos lugares para encontrar os amigos, praticar esportes e reunir a família. Em busca de um espaço de convivência fora do trabalho um grupo de funcionários, com apoio do então prefeito Lauro Gomes, resolveu fundar em 30 de março de 1957, na área central do município, a Associação.

Tudo começou em um barracão na rua Ítalo Setti, que foi construído com muito trabalho. Os idealizadores do espaço faziam massa, carregavam tijolos para que os pedreiros da Prefeitura levantassem as paredes. Durante mais de seis anos, o barracão serviu para reuniões e diversão com as matinês de domingo.

Em 1963 começa a ser erguida a primeira obra, o Ginásio de Esportes Lauro Gomes. O então presidente da Associação era Jaime João Franchini, que por sete anos administrou a Entidade. Foi ele que conseguiu, junto ao prefeito Lauro Gomes, o terreno onde é hoje a Sede Urbana. Em 1964 o Ginásio foi inaugurado com a presença de Lauro Gomes e autoridades da cidade.

A construção das piscinas frias (três piscinas) e a arquibancada veio logo em seguida. Inaugurado em 1967, o complexo aquático era moderníssimo e tinha até um trampolim.

Pouco tempo depois a Associação tornou-se referência para a comunidade sãobernardense. Com seu potencial para revelar talentos, passaram por seu quadro associativo diversas personalidades de renome, em especial na área esportiva.

Atualmente, a Associação conta com três sedes: Urbana, Náutica e Campo Nova Petrópolis. Oferece lazer, cultura e atividades esportivas para os associados de todas as idades com qualidade e segurança.

A boa localização da entidade beneficia os associados que podem desfrutar da Academia de Musculação, Conjunto Aquático com quatro piscinas externas e duas piscinas aquecidas, solarium, quadras de tênis, dois ginásios poliesportivos, sauna seca e a vapor, salão de jogos, American Bar, restaurante e lanchonetes. Agora se a intenção for jogar futebol ou caminhar, a Associação tem a Sede Nova Petrópolis com campo de futebol gramado, pista de cooper iluminada aberta ao público, área de descanso e alongamento.

Com a finalidade de oferecer requinte e bons momentos próximos à natureza, a Associação conta com uma área instalada no Bairro Estoril, às margens da Represa Billings. E disponibiliza ao associado quiosques para fazer churrasco, esportes aquáticos, piscina e o casarão para festas.

Com toda infraestrutura, a Associação promove diversos eventos, festas, palestras e cursos destinados aos associados e ao público em geral.

Para manter todos os espaços em ordem, a Associação conta com funcionários qualificados que prezam pela segurança dos associados e convidados.